Serelepe

SERELEPE

Sciurus ingrami


Ordem: Rodentia 

Família: Sciuridae


O serelepe é um roedor muito ágil. Mede cerca de 30 cm com a cauda e seu peso pode atingir 100g. Seus dentes são bem fortes e estão sempre crescendo, uma adaptação para conseguir seu principal alimento, que está dentro dos coquinhos bem duros, que precisam, portanto, ser roídos. 

ALIMENTAÇÃO: 

Seu alimento favorito são os coquinhos, do coqueiro-jerivá, tucum, palmito e do butiá. Com muita habilidade ele remove a polpa e imediatamente passa a roer o coquinho até extrair seu conteúdo (a parte germinativa dos coquinhos). 

É uma espécie arborícola, mas desce das árvores para buscar alimento ou enterrar sementes. Tem hábito diurno, quase uma exceção entre os mamíferos da Mata Atlântica, já que a maioria apresenta hábitos noturnos. 

Costuma ser muito arisco e tem grande habilidade para se locomover entre as árvores, saltando entre elas por até 2 metros de distância. Sua presença é notada observando os coquinhos roídos (geralmente em forma de “V”) embaixo dos coqueiros jerivás ou pelo som produzido ao roer os coquinhos, bem característico.

À noite eles costumam dormir em ocos de árvores ou entre as bromélias no alto das árvores. Pode viver por cerca de 15 anos.